No momento, você está visualizando Primeira Guerra Mundial: Antecedentes e Consequências

Primeira Guerra Mundial: Antecedentes e Consequências

20 Questões de História – Primeira Guerra Mundial: Antecedentes e Consequências

Neste post, você encontrará 20 questões inéditas para testar seus conhecimentos sobre a Primeira Guerra Mundial. Ao final, confira o gabarito!

QUESTÃO 1) Assinale a opção que descreve corretamente a relação entre a tecnologia militar e o desenvolvimento da Primeira Guerra Mundial. 

A) O uso de submarinos esteve relacionado com a entrada dos Estados Unidos no conflito.

B) O uso de armas nucleares foi determinante para finalizar o conflito.

C) O uso da estratégia das trincheiras resultou no avanço terrestre rápido das nações envolvidas no conflito.

D) A ausência de aviões obrigou que o conflito fosse limitado aos países fronteiriços. 

E) A ausência de metralhadoras fez com que o conflito fosse marcado por confrontos corpo a corpo.

 

 

QUESTÃO 2) As afinidades entre as ideologias dominantes nas extremidades oriental e ocidental do Eixo são deveras fortes.

[…].

Contudo, o fascismo europeu não podia ser reduzido a um feudalismo oriental com uma missão imperial nacional.

Em suma, apesar das semelhanças com o nacional-socialismo alemão (as afinidades com a Itália eram menores), o Japão não era fascista.

(Eric Hobsbawm. Era dos extremos: O breve século XX: 1914 – 1991)

Entre as diferenças identificadas pelo autor, que fundamentam o exposto no excerto, está o fato de que, no Japão,

A) foram mantidas as estruturas feudais de organização econômica, que impediam o desenvolvimento do capitalismo industrializado.

B) não ocorria a propagação de convicções e ideologias que pregavam superioridade e pureza racial, para legitimar ações militares.

C) prevalecia um regime monárquico com liberdades civis para a organização de partidos políticos, muitos dos quais ligados a movimentos de esquerda.

D) não houve uma mobilização de massas, por meio da emergência de líderes autodesignados, com fins anunciados como revolucionários.

E) não existia um poder político suficientemente centralizado, como já era na Alemanha, em razão do poder local e regionalizado dos xogunatos.

 

 

QUESTÃO 3) Queridos amigos,
Faz apenas cerca de um mês que escrevi minha última carta para vocês. Desde então acumulei tanto para contar que não sei como começar. Vi os jornais de Chicago de 6, 7, 8 e 9 de junho e eles podem dar uma ideia vaga e indefinida do que os fuzileiros navais fizeram durante todo o mês de junho. Para começar, ainda mantenho boa saúde, boa aparência e disposição feliz, embora não consiga entender como isso é possível. Ontem saímos das linhas (não das trincheiras) após 28 dias de inferno. Algum dia alguém contará a história como deveria ser contada. Como a Marinha enfrentou a retirada francesa, enfrentou os hunos embriagados com a vitória e os arremessou de volta. Estou convencido de que, se não fosse pelos fuzileiros navais dos Estados Unidos, Paris certamente teria sido tomada antes disso. Se eu pudesse transferir minha comissão do exército para o Corpo de Fuzileiros Navais, eu o faria. É uma honra servir com eles. As duas primeiras semanas foram horríveis. Fomos levados às pressas e as coisas estavam quentes desde o início. Não havia trincheiras, todos combates abertos em colinas, campos e florestas, como nossos avós lutaram em 61, mas agora com explosivos, estilhaços, metralhadoras e camaras de gás. As metralhadoras assumiram a liderança, indo aqui e ali, auxiliando um ataque e repelindo outro.

A leitura da carta elaborada por um soldado da Primeira Guerra Mundial foi proposta por um docente como atividade didática sobre o conflito.
A respeito dessa atividade, é possível afirmar que

A) identifica um exemplo de comunicação oficial sobre os avanços militares estadunidenses em distintas etapas do conflito.

B) orienta para o ensino de que relatos pessoais são as únicas fontes primárias que possuem autoridade para relatar eventos históricos.

C) expõe os aspectos psicológicos da experiência pessoal dos participantes opositores das operações organizadas pelos Estados Unidos no evento.

D) expande o conhecimento sobre a centralidade da tecnologia bélica empregada na guerra que a distingue de eventos passados.

E) apresenta uma evidência histórica que explica a deficiência das atividades navais estadunidense para a efetividade do combate.

 

 

QUESTÃO 4) A ideia de desapropriar árabes palestinos de suas terras para a criação de um Estado exclusivamente judeu nasceu muito antes de 1948, ano da proclamação do Estado de Israel. […]
      O Mandato Britânico da Palestina — período em que a Palestina foi colônia britânica com a derrota do Império Turco-Otomano na 1º Guerra Mundial —, longe de segurar os impulsos do projeto sionista, permitiu que o empreendimento se mantivesse em rápido crescimento. Ao final dos anos 1930, duas décadas após a Declaração de Balfour (1917) […], líderes sionistas já desenhavam seu projeto em formas concretas. […]
      Como resultado desse processo histórico, Israel hoje exerce grande controle sobre toda a região da Palestina, e são frequentes as denúncias de crimes de violação de direitos humanos.

Para que alguém entenda a afirmação da primeira frase do texto é necessário que explique:

A) a atuação do imperialismo britânico e a sua regulamentação restritiva no que diz respeito às políticas migratórias para a região da Palestina. 

B) as consequências da dissolução do Império Turco-Otomano, pois esse fato marcou o início do processo migratório de judeus para a Palestina. 

C) as origens do projeto sionista e os seus objetivos, além da importância da Terra Santa, situada na região da Palestina, para a religião judaica. 

D) a ascensão do nazifascismo em países europeus, cujas políticas antissemitas sustentaram a criação de um Estado judeu no Oriente Médio. 

E) a violação de direitos humanos realizada por terroristas palestinos, aspecto que fortalece a legitimidade atual do movimento sionista.

 

 

QUESTÃO 5) Assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, um fator que contribuiu para a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial. 

A) A falta de relações comerciais entre o Brasil e a Alemanha favoreceu a escolha brasileira de apoiar a Tríplice Entente.

B) A pressão exercida por países sul-americanos, como Argentina e Chile, que já participavam do conflito como nações beligerantes.

C) A imposição alemã, como astatutory list, que interrompeu relações comerciais com países neutros, o que comprometeu a economia brasileira. 

D) O torpedeamento de vapores brasileiros pelos submarinos alemães. 

E) A influência inglesa na organização militar brasileira, refletida no fato de que jovens brasileiros haviam servido no exército inglês.

 

 

QUESTÃO 6) Observe a imagem a seguir.

Seu texto afirma:

Semear as sementes da vitória.
Plante e faça crescer seu próprio vegetal.
“Cada jardim uma planta munição”

Escreva para a Comissão Nacional de Jardins de Guerra em Washigton para livros gratuitos de jardinagem, enlatamento e secagem.

Sobre a interpretação do pôster, assinale a afirmativa correta.   

A) Ele responsabiliza as mulheres pelo envolvimento norte americano no conflito. 

B) Ele convoca a população estadunidense para participação bélica no conflito. 

C) Ele apela para o compromisso coletivo para o sucesso dos Estados Unidos na guerra. 

D) Ele apresenta a propaganda da política assistencialista estadunidense de distribuição de alimentos. 

 

 

QUESTÃO 7 “Embora se constitua num tema clássico da História do Tempo presente talvez um dos fenômenos históricos com a mais ampla e contraditória bibliografia, o fascismo conheceu uma vigorosa retomada de interesse após o final da década de 1980, com novas abordagens e teorias explicativas.”
(SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Fascismo. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; MEDEIROS, Sabrina Evangelista; VIANNA, Alexander Martins. Dicionário crítico do pensamento da Direita: ideias, instituições e personagens. Rio de Janeiro: MAUAD. 2000. p. 170)

Para analisar o contexto da nova produção historiográfica sobre o nazismo, devemos considerar que

A) o fim da guerra fria resultou na interrupção da devolução de arquivos alemães aprisionados pelos EUA após o fim da Segunda Guerra Mundial.

B) a Reunificação alemã resultou no fechamento de arquivos e perda de documentos oficiais nos arquivos da Alemanha Oriental e Ocidental, o que gerou obstáculos para a pesquisa.

C) o distanciamento no tempo proporcionou uma abordagem objetiva sobre os fascismos na Europa, livre das paixões e emoções do imediato pós-Segunda Guerra Mundial.

D) o ressurgimento dos movimentos fascistas na Europa exigiu novas pesquisas que revessem a estreita relação dos fascismos com a conjuntura do pós-Primeira Guerra Mundial.

E) os estudos atuais sobre o fascismo têm abandonado as perspectivas de abordagem relacionadas à História Cultural em benefício da História Diplomática.

 

 

QUESTÃO 8) Em 6 de junho de 1917, os Estados Unidos declararam guerra contra à Alemanha, marcando seu ingresso na Primeira Guerra Mundial.

As opções a seguir mencionam corretamente fatores que contribuíram para essa tomada de decisão, à exceção de uma. Assinale-a. 

A) A guerra submarina coordenada pela Alemanha com o objetivo de bloquear maritimamente a Grã-Bretanha, afundando embarcações incluindo barcos mercantes e de passageiros de países neutros no conflito.  

B) A predileção estadunidense para o apoio à aliança militar da Tríplice Entente, que estava afetada pelo desgaste militar e desordem interna da Rússia Imperial.    

C) A postura belicista norte-americana, representada pelas posições de Woodrow Wilson, que buscava exibir a preponderância econômica e militar que o país havia alcançado.  

D) O fracasso dos intentos estadunidenses para alcançar a paz entre as partes envolvidas no conflito, uma vez que, Alemanha demandou petições consideradas exorbitantes como condição para o fim da guerra

E) O conhecimento por parte dos Estados Unidos do telegrama Zimmerman, que veiculava a proposição do chanceler alemão de estabelecer uma aliança com México para a retomada dos territórios do Texas, Novo México e Arizona. 

 

 

QUESTÃO 9) No período pós Primeira Guerra Mundial, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, elaborou um documento que ficou conhecido como os 14 pontos.
A respeito do documento, assinale a opção que descreve corretamente um dos seus objetivos.

A) A limitação do território francês, reafirmando as conquistas prussianas na região.

B) O direito dos Estados Unidos de atuar como protagonista em futuras negociações diplomáticas.

C) A conservação da diplomacia secreta como procedimento legítimo e criação de uma política internacional multipolar.

D) A conciliação entre os países envolvidos na Primeira Guerra Mundial e a formação de uma associação geral de nações. 

E) O estabelecimento de divisões de países em blocos sustentados por barreiras econômicas. 

 

 

QUESTÃO 10) O fotograma a seguir é do documentário “Triunfo da Vontade” da cineasta Leni Riefenstahl, utilizado como instrumento de propaganda pelo regime nazista.

Cena de Triunfo da Vontade. Riefenstahl, L. (1935).
Uma característica dos sistemas totalitários que é bem representada na imagem é

A) a mobilização das massas e a disciplinarização da sociedade.

B) a participação popular no processo de tomada de decisão política do regime.

C) a adesão espontânea da sociedade aos programas político-identitários do nazismo. 

D) a repressão aos dissidentes do regime, considerados inimigos internos da nação.

E) o monopólio privado dos meios de comunicação e a censura das informações sobre o regime.

 

 

QUESTÃO 11) Observe o mapa a seguir. Ele representa a divisão política da Europa em um determinado período do século XX.

O mapa representa a divisão política da Europa no contexto

A) da crise imperialista que precede à Primeira Guerra.

B) do imediato pós Primeira Guerra Mundial.

C) de consolidação da União Europeia.

D) do desmantelamento da União Soviética.

E) do auge da Guerra Fria.

 

 

QUESTÃO 12) A Primeira Guerra Mundial foi resultado de diversas tensões geopolíticas entre as potências europeias e de conflitos nacionais localizados. O conflito étnico-nacional responsável pela eclosão da Guerra teve relação direta com a situação dos

A) sérvios sob o Império Austro-Húngaro.

B) poloneses judeus no Império Russo.

C) alemães na Alsácia francesa.

D) armênios cristãos na Rússia comunista.

E) árabes sob o Império Otomano.

 

 

QUESTÃO 13) As I e II Guerras Mundiais têm relação histórica, uma vez que

A) a derrota da Tríplice Aliança na I Guerra Mundial teve como consequência a perda de territórios para os impérios que a compunham, entre outros ônus estabelecidos pelo Tratado de Versalhes, o que contribuiu para as tensões políticas na Europa. 

B) os países vencedores da I Guerra Mundial revigoraram seus interesses expansionistas que foram justificados por doutrinas como o nazifascismo, impulsionando novos conflitos. 

C) a grave instabilidade econômica, a destruição das cidades e o alto número de mortes civis decorrentes da I Guerra abalaram igualmente os países vencedores e derrotados, que recusaram os acordos de paz. 

D) a decisão pela Partilha da África, tomada pelos países europeus vencedores da I Guerra Mundial, deu novo impulso às disputas por colônias e mercados, perpetuando os conflitos entre as principais potências, numa escala de violência muito maior em virtude das novas tecnologias. 

E) o chamado “revanchismo alemão” decorrente dos prejuízos causados pela culpabilização da Alemanha no Tribunal de Nuremberg foi determinante para a invasão da Inglaterra, desencadeando o novo conflito mundial.

 

 

QUESTÃO 14) Observe o gráfico a seguir. Ele mostra, em milhões, o quantitativo de desempregados na Alemanha entre 1928 e 1932.

(Fonte: BRENER, Jayme. 1929, a crise que abalou o mundo. SP: Ática, 1996, p. 26.)

Assinale a afirmativa que descreve corretamente aspectos da crise que contribuiu para a ascensão do nazismo na Alemanha.

A) O Tratado de Versalhes (1919) agravou a situação econômica do pós-guerra e retirou a soberania política da Alemanha, transferindo-a às potências vencedoras e aumentando o revanchismo. 

B) O pagamento das dívidas de guerra e o fechamento das fábricas que produziam armamentos levaram à hiperinflação e a uma taxa de desemprego que triplicou entre 1930 e 1932.

C) A crise de 1929 repercutiu no quadro político alemão, fortalecendo o partido comunista, que obteve o maior número de assentos no parlamento nas eleições de 1932.

D) O apoio eleitoral ao partido nazista, minoritário até as eleições de 1930, disparou em 1932, em um contexto de grave crise social e aumento do desemprego.

E) Na República de Weimar, o presidente era indicado pelas potências que derrotaram a Alemanha na Primeira Guerra, por isso Hitler, como chanceler, dissolveu o parlamento em 1933. 

 

 

QUESTÃO 15) A charge pode ser relacionada a um momento de grave crise na história dos Estados Unidos, que ficou conhecida como Quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, e que teve muitas consequências na economia mundial.

Nesse contexto de crise, o governo brasileiro

A) buscou se antecipar aos seus efeitos, incentivando imediatamente os investimentos da elite agrária no setor industrial, como forma de diversificar as atividades econômicas do país.

B) soube tirar vantagem da depressão econômica e do desabastecimento vivido pelos Estados Unidos, oferecendo a estes grandes quantidades de produtos industriais diversificados, que passaram a ser exportados.

C) sofreu grande pressão política das oligarquias cafeeiras por não conseguir sustentar a chamada “política do café com leite”, sendo o presidente Getúlio Vargas deposto pela Aliança Libertadora Nacional.

D) procurou minimizar os efeitos da Grande Depressão comprando e queimando o excedente de produção dos cafeicultores, uma vez que os Estados Unidos eram os principais importadores desse grão.

E) precisou elaborar planos emergenciais para conter a inflação e o caos em que mergulhou a economia brasileira, com a corrida aos bancos para a retirada de dinheiro e o desemprego industrial em massa, cunhando uma nova moeda.

 

 

QUESTÃO 16) Quando a Primeira Guerra Mundial começou, o artista alemão Otto Dix (1891-1969) alistou-se voluntariamente no exército. Ao fim, sua arte seria profundamente afetada pelas experiências do conflito, como exemplificado na imagem a seguir.

Otto Dix, 45% pronto para o trabalho. 1920.

Nessa obra, o artista

A) desfigura as personagens, no intuito de criticar o despreparo das tropas alemãs.

B) enfatiza o espírito de sacrifício e a atuação heroica dos soldados alemães.

C) denuncia, ironicamente, as consequências traumáticas da guerra.

D) condena o princípio hierárquico e o ideal de honra da vida militar.

E) retrata as consequências da violência militar para vencedores e derrotados no conflito.

 

 

QUESTÃO 17) No debate historiográfico, vários autores sustentam a tese de que, apesar de autoritário e repressivo, o Estado Novo brasileiro não pode ser considerado tipicamente fascista, pois lhe faltava

A) um movimento miliciano controlado pelas Forças Armadas, uma polícia política organizada e uma política expansionista.

B) um partido de massas oficial organizado em nível nacional, o investimento na formação de milícias paramilitares e uma política colonialista ou imperialista sobre os outros países.

C) uma política ostensiva de propaganda de massas, uma constituição autoritária e o controle do Estado pelos altos oficiais do Exército.

D) uma ideologia nacionalista, um partido único e centralizador e o uso do terror de Estado contra os oponentes.

E) um ditador com amplos poderes, a instalação de campos clandestinos de concentração e o uso da censura sistemática nos meios de comunicação.

 

 

QUESTÃO 18) À noite, arrastando-se pela cratera de projétil e enchendo-a, a lama observa, como um enorme polvo. Chega à vítima. Deita-lhe a sua baba venenosa, cega-a, aperta o círculo à volta dela, enterra-a. Mais um disparo, mais um que se foi… os homens morrem da lama, como morrem de balas, mas é mais horrível. A lama é onde os homens se afundam e – o que é pior – onde afundam suas almas. A lama esconde os galões das divisas, há apenas pobres bestas que sofrem. Vejam, ali, manchas vermelhas num mar de lama – sangue de um homem ferido. O inferno não é o fogo, isso não seria o máximo do sofrimento. O inferno é a lama! (Martin Gilbert. A Primeira Guerra Mundial) O texto, escrito por soldados franceses, testemunho do que ocorria em 1917, é uma perfeita descrição da:

A) Guerra de movimento;

B) Blitzkrieg;

C) Guerra de trincheiras;

D) Guerra de mentira;

E) Guerra suja.

 

 

QUESTÃO 19) Sobre a Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa correta:

A) O conflito pode ser considerado uma guerra civil europeia, uma vez que o conflito ocorreu apenas em território europeu.

B) Foi a primeira guerra a utilizar modernas armas de destruição em massa, resultando no abandono de formas tradicionais de luta.

C) Ideologicamente, foi um conflito marcado pela cisão entre países alinhados a um projeto conservador e aqueles que apoiavam o socialismo.

D) A Primeira Guerra pode ser definida como um conflito imperialista, pois a maior parte das ações bélicas ocorreu em território colonial.

E) A Primeira Guerra Mundial redefiniu as fronteiras europeias, abalou tradicionais estruturas políticas e permitiu a concretização de novos projetos ideológicos.

 

 

QUESTÃO 20) Completam-se cem anos do término da Grande Guerra (1914-1918). A Primeira Guerra começa europeia e termina como um conflito mundial. No contexto desta guerra, e acerca de seus antecedentes, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A) As rivalidades imperialistas originárias desde o século XIX entre ingleses e alemães também contribuíram para a formação de alianças militares distintas.

B) Os russos, que faziam parte da Tríplice Entente, assinaram um armistício com os alemães e retiraram-se da guerra por causa da revolução que acontecia em seu território.

C) A Questão da Bósnia-Herzegovina, que tinha os sérvios e austríacos como aliados, desencadeou a Questão Balcânica quando os alemães invadiram Sarajevo.

D) Os Estados Unidos da América entraram militarmente na guerra em 1917, ao lado da Tríplice Entente. Esta participação estadunidense foi determinante para o término da guerra em 1918.

GABARITO

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários